27.3.18

Cursos sobre Cultura e civilização islâmicas

O Islã e os muçulmanos aparecem com frequência na mídia, geralmente de forma estereotipada e que estimula a intolerância religiosa, mas poucos sabem que o Islã tem uma tradição riquíssima e influenciou e ainda influencia positivamente muitas culturas. Considerando a pouquíssima oferta de cursos sobre o assunto em nosso meio acadêmico, surgiu a ideia de oferecer cursos voltados para a cultura e civilização islâmicas usando bibliografia e metodologia islâmicas desconhecidas ou pouco conhecidas no Brasil, fornecendo ferramentas para a análise independente e individual dos fatos por parte das pessoas interessadas.

Os cursos terão como público principal graduandos e pós-graduandos de Ciências Humanas e Sociais, principalmente dos cursos de História, Ciências Políticas e Sociais, Antropologia, Filosofia, Ciências das Religiões e áreas afins, profissionais da educação, mídia e ativistas ligados à diversidade e tolerância religiosa, além de qualquer pessoa que deseje adquirir conhecimento e cultura geral sobre o assunto. 

Todos os cursos serão oferecidos na modalidade à distância em um serviço que integra uma plataforma Moodle com uma sala de aula virtual. As aulas serão em tempo real, ao vivo, e os alunos poderão interagir com a professora durante as aulas, que serão gravadas e ficarão disponíveis para os inscritos durante o curso e por mais 1 mês após o seu término.

1º curso: Islã: Origens e fontes religiosas  INSCRIÇÕES ABERTAS - VAGAS LIMITADAS

​Proposta: apresentar a religião islâmica, sua origem, seus conceitos sociais e religiosos, majoritariamente a partir de fontes clássicas islâmicas não disponíveis no Brasil. 

* Condição política e econômica na Arábia antes do Islã
* Profeta Muhammad: breve biografia

* Fontes religiosas e legais:
- O Alcorão: período da revelação, contexto linguístico e histórico de alguns versículos tidos como controversos, restrição ao uso de traduções.
- Sunnah (tradição) do profeta Muhammad: visão geral
- O que é Sharia? Noções básicas

* Crença dos muçulmanos: conceitos e definições
- Os muçulmanos não costumam usar o termo religião e preferem usar o termo Din quando se referem ao Islã. Qual o significado de Din?
- O Islã é considerado uma das 3 grandes religiões monoteístas no mundo. Os muçulmanos usam o termo Tawhid para definir o chamado monoteísmo islâmico. Qual o significado e as implicações do Tawhid?

* Aspectos sociais:
- Estrutura e relação familiar dentro do Islã: papel do homem e da mulher, relação com os pais, filhos e demais parentes.
- Interação na sociedade

* Relação com pessoas de outras religiões
* Definição de jihad

Objetivos: tentar esclarecer aspectos mal compreendidos da religião e incentivar a pesquisa tendo como ponto de partida a perspectiva dos muçulmanos.


Justificativa: Existe um enorme desconhecimento das fontes tradicionais da religião e de como têm sido entendidas e praticadas pela grande maioria dos muçulmanos ao longo de séculos. A mídia retrata os muçulmanos de maneira estereotipada, gerando muitas vezes casos de intolerância e discriminação religiosa em relação aos muçulmanos. E a rica e profunda tradição de estudos islâmicos, lida através das fontes clássicas, tem sido pouco explorada mesmo nos trabalhos acadêmicos no Brasil. Diante desse quadro, a difusão de conhecimento a partir de bibliografia e pensamento islâmicos pode contribuir para uma melhor compreensão dos muçulmanos e de como podem contribuir para a sociedade na qual estão inseridos, sem abrirem mão de seus princípios religiosos.

Carga horária: 18 horas
Dia e horário: 4ª feira, das 20 às 22 horas. 
Investimento: R$ 210,00 parcelados em até 3 vezes sem juros pelo PagSeguro para inscritos até dia 20 de abril. Após essa data o investimento passa a ser de R$ 240,00, também parcelados em até 3 vezes sem juros no cartão de crédito, pelo PagSeguro. Nesse valor já está incluída uma apostila em formato digital com o conteúdo básico do curso.

Desconto de 50% no valor vigente na data da inscrição com pagamento em parcela única no boleto, para graduandos de universidades públicas matriculados em algum dos cursos mencionados como público alvo e professores dessas disciplinas atuando na rede pública. É necessário comprovar vínculo atual com alguma instituição.

Previsão de início: 2 de maio de 2018.

​As aulas serão ao vivo, em tempo real, permitindo interação com a professora. Possibilidade de emissão de certificado digital, como curso livre.
* Esse curso pode ter o seu conteúdo personalizado para atender grupos de estudo e/ou instituições com objetivos mais específicos.

Mais informações e inscrições pelo site cultura-islamica.com